top of page
  • Foto do escritorDr. Francisco Aníbal

Cirurgia plástica no Brasil X Cirurgia plástica fora

A cirurgia plástica no Brasil ou em outro país tem suas diferenças. Se você quer tomar uma decisão sobre qual opção escolher na realização da sua cirurgia, chegou ao texto certo. Forme a sua opinião sobre esse assunto conhecendo aqui as grandes vantagens de se fazer uma cirurgia no país que é referência mundial na área.




A cirurgia plástica no Brasil: Dados importantes

Quando falamos em cirurgia plástica, o Brasil é uma grande potência. Todo ano pacientes estrangeiros vêm até nós por sermos referência nessa especialidade.

Há duas décadas a cirurgia plástica brasileira é pioneira em atrair pacientes internacionais. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (2016), o Brasil realiza 1.472.435 anualmente, sendo 57% estéticas e 43% reparadoras.


Desse total de cirurgias, cerca de 3% são realizadas para estrangeiros. Ou seja, o Brasil é um destino cobiçado por pessoas do mundo inteiro para essa finalidade. Diversos pacientes fazem check-in no Brasil com o único objetivo de realizar o sonho da cirurgia plástica e outros procedimentos estéticos. Segundo o Ministério do Turismo, contribuem para o Turismo de Negócios os eventos de estética realizados por aqui. O principal motivo para estrangeiros escolherem o Brasil com a finalidade de realizar uma plástica é a combinação dos seguintes fatores:

  • Baixo custo

  • Excelência no serviço

  • Pouco tempo de espera na lista dos cirurgiões

Mais precisamente, os preços das cirurgias aqui podem ser 20% a 30% menores se comparados a países como os Estados Unidos.


O Brasil atrai a atenção por sua reputação e prestígio internacional em cirurgia plástica. Desse modo, a média de investimento do paciente visitante vai de 3,5 mil à 5 mil dólares. Assim, o setor de turismo estético concede ao país um lucro anual superior a 3 bilhões de reais.


A rede americana de notícias CNN reconheceu que a qualidade e a quantidade dos procedimentos realizados no país estão relacionados à projeção nacional e internacional da beleza tipicamente brasileira. Segundo os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil já ultrapassou os Estados Unidos no número de cirurgias realizadas. E aí, você pode estar se perguntando: do ponto de vista do custo benefício, o preço de uma cirurgia no Brasil compensa?

Julia Lima, presidente da Associação Brasileira de Turismo em Saúde (Abratus), afirma que o interesse internacional nos cirurgiões plásticos brasileiros também têm relação com os preços, considerados competitivos em relação a outros países.


Uma cirurgia no Brasil pode custar até 70% menos que uma similar realizada nos Estados Unidos, por exemplo.

A Cirurgia fora do Brasil


A cirurgia plástica fora do Brasil também é buscada por pacientes, geralmente, atraídos por preços menores. Essa prática é vista com preocupação por grande parte dos cirurgiões nacionais. Isso porque os padrões cirúrgicos variam de país para país. Segundo o Dr. Susumu Takayanagi, presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) é importante que os interessados procurem cirurgiões plásticos certificados pelos conselhos médicos locais, independentemente de onde realizarão o procedimento.

Orientações gerais da ISAPS


O paciente deve receber do cirurgião uma avaliação médica com análise do estado de saúde para a cirurgia e dos riscos apresentados.


É importante que, nesse momento, o candidato informe sobre problemas de saúde e histórico de cirurgias pregressas. Atente-se para a escolha de um cirurgião inscrito no conselho médico local, com tempo de atuação razoável e boa reputação na profissão.

Conclusão


É claro que no exterior há inúmeros profissionais competentes que realizam cirurgias de sucesso. Mas esse texto quer alertar sobre os percalços que podem se apresentar na realização de uma plástica em outro país.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a comparar com consciência a possibilidade de fazer uma cirurgia plástica no Brasil ou em um país estrangeiro.

Vale lembrar que, paralelamente à alta tecnologia, o Brasil oferece às pessoas um serviço de excelência com muito carinho e atenção. E, nesse aspecto, a Aesthetics é uma clínica de cirurgia plástica que esbanja brasilidade.


Dr. Francisco Aníbal Passos de Brito - Cirurgião Plástico - CRM: 11.137 / RQE: 6.311

712 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page