No momento em que alguém sonha em realizar uma cirurgia plástica, algumas perguntas surgem imediatamente: O que devo fazer? Que médico devo procurar? Onde encontrar respostas para o meu caso? Sou um(a) bom(a) candidato(a) a uma cirurgia plástica? Como será feita a cirurgia? E o pós operatório? Em quanto tempo me recupero? Abaixo estão algumas dicas sobre o que fazer.

1. Procure um Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica é um dos cursos médicos mais longos, tem duração completa de 11 anos ou mais. Tornar-se um Membro Especialista ou Titular da SBCP requer dedicação e aprimoramento contínuo.
 

Em quase todas as regiões do Brasil existem cirurgiões plásticos credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia. Então, não deixe de prestar atenção nesse detalhe. Clique aqui se quiser acessar dicas para fazer uma investigação mais profunda sobre um cirurgião.

O exercício profissional irregular da Medicina, além de ser um ato legalmente criminoso, coloca em risco a saúde e a própria vida dos pacientes. Portanto, lembre-se que a cirurgia plástica precisa ser feita por quem entende e está devidamente habilitado para isso. 

2. Agende sua consulta

A consulta inicial é o momento mais importante na preparação para sua cirurgia. 

A possibilidade de pesquisar na Internet, conversar previamente por e-mails, se informar através das redes sociais faz com que muitos pacientes cheguem ao consultório com clareza sobre o que deseja, mas também com informações eventualmente equivocadas.

Por isso, o momento da consulta é imprescindível para se estabelecer uma relação de confiança e um espaço seguro para tirar dúvidas mais específicas e receber orientações direcionadas. A partir daí o paciente consegue cultivar expectativas reais.

Na primeira consulta você deve contar sobre:
 

  • seu histórico pessoal e familiar de saúde

  • medicações que faz uso (incluindo fitoterápicos/naturais)

  • eventuais alergias

  • o que levou você a buscar pelo procedimento

  • quais as suas expectativas com a mudança almejada

  • procedimentos anteriores que tenha realizado, se for o caso

 

Lembre-se que a opção pela plástica é uma escolha pessoal para tentar melhorar algo que lhe traga desconforto, mas não pode ser encarada como um ato milagroso.

 

Durante a consulta seu médico fará a avaliação e definirá o que é melhor indicado para o seu caso, além de esclarecer a você quais os possíveis riscos e contraindicações que envolvem o procedimento.

A partir daí, você deverá partir para os exames pré-operatórios, específicos para o procedimento que deseja realizar. E, para uma preparação mais completa, já terá acesso a algumas orientações sobre o pós cirúrgico.


Aproveite ao máximo o espaço da consulta e não deixe de perguntar sobre aspectos da sua cirurgia por medo de julgamento ou vergonha. É o seu momento de se permitir ficar segura(o) e confiante.

3.  Cirurgia plástica marcada

A maior parte das cirurgias plásticas são eletivas, ou seja, são marcadas conforme a conveniência sua e de seu médico. E, para que tudo flua bem, o planejamento pré e pós operatório são fundamentais.

 

Uma vez marcada a cirurgia, quando a data se aproximar, evite a ingestão de bebidas alcoólicas e não cometa excessos alimentares. Para realizar o procedimento cirúrgico você deverá realizar um jejum de, no mínimo, 8h e utilizar as medicações liberadas pelo cirurgião.

 

Atente para o horário para não atrapalhar o começo previsto da cirurgia. Você deverá levar todos os seus exames e eventuais objetos de suporte pós cirúrgico que tenham sido recomendados como, por exemplo, modeladores, cintas especiais, entre outros.

Esteja com um acompanhante responsável, mesmo se a sua cirurgia for realizada apenas sob anestesia local. A presença dessa pessoa de confiança dará a você mais tranquilidade e proporcionará um retorno para casa mais seguro.

 

Algumas cirurgias demandarão posteriores visitas ao consultório para revisões, eventuais sessões de drenagem linfática, de fisioterapia, entre outros tratamentos complementares. O importante é que na Aesthetics você será bem assessorado não só durante como também no pós cirúrgico.

Ainda com dúvidas?

Obrigado! Mensagem enviada. Sua pergunta deve ser respondida dentro de uma semana!