A orelha em abano ou orelha proeminente se traduz pelo afastamento da mesma do crânio, apagamento do desenho interno da orelha (anti-hélice), e ou hipertrofia da concha auricular.
Devido ao estigma causado pela deformidade da orelha é comum que a criança apresente alterações de comportamento e sociabilização com colegas, muitas vezes devido a apelidos de mau gosto e zombarias.
A partir de que idade posso operar?
A cirurgia de otoplastia costuma ser indicada ainda na infância, por volta dos 6-7 anos de idade, visto que nessa fase começa a se socializar e do ponto de vista anatômico a orelha já possui 70 % do seu crescimento definido.
Quando operada nessa idade, em geral o procedimento é realizado sob anestesia geral, reservando-se a anestesia local para adultos ou crianças maiores (Aesthetics) .
Existem diversas técnicas para correção das orelhas em abano, em geral com resultados perceptíveis já no pós operatório imediato, ainda que apresente-se associado a edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas na pele).
No pós operatório imediato um curativo semelhante a um turbante é realizado para proteção da orelha principalmente durante o sono, quando inadvertidamente, pode haver "dobra" da orelha contra o travesseiro, com recidiva do "abano".
Os pontos são retirados em até 2 semanas.
Após a remoção desse curativo, há a necessidade de se manter uma faixa de contenção(faixa de tenista ou bailarina) durante 30-45 dias, evitando-se esportes de contato e exposição solar.