Otoplastia

A especialidade

A orelha em abano ou orelha proeminente se traduz pelo afastamento da mesma do crânio, apagamento do desenho interno da orelha (anti-hélice), e ou hipertrofia da concha auricular.

Devido ao estigma causado pela deformidade da orelha é comum que a criança apresente alterações de comportamento e sociabilização com colegas, muitas vezes devido a apelidos de mau gosto e zombarias.

A partir de que idade posso operar?

A cirurgia de otoplastia costuma ser indicada ainda na infância, por volta  dos 6-7 anos de idade, visto que nessa fase começa a se socializar e do ponto de vista anatômico a orelha já possui 70 % do seu crescimento definido.

Quando operada nessa idade, em geral o procedimento é realizado sob anestesia geral, reservando-se a anestesia local para adultos ou crianças maiores (Aesthetics) .

 

Existem diversas técnicas para correção das orelhas em abano, em geral com resultados perceptíveis já no pós operatório imediato, ainda que apresente-se associado a edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas na pele).

 

No pós operatório imediato um curativo semelhante a um turbante é realizado para proteção da orelha principalmente durante o sono, quando inadvertidamente, pode haver "dobra" da orelha contra o travesseiro, com recidiva do "abano". 

Os pontos são retirados em até 2 semanas.

 

 

Após a remoção desse curativo, há a necessidade de se manter uma faixa de contenção(faixa de tenista ou bailarina) durante 30-45 dias, evitando-se esportes de contato e exposição solar.

Faça o agendamento. É fácil, rápido e seguro.
 

Ainda com dúvidas?