A lipoaspiração sem dúvida é uma das mais frequentes cirurgias realizadas no dia dia pelos cirurgiões plásticos, seguido de perto, pela colocação de próteses de silicone.
A possibilidade de eliminar a gordura localizada através da sucção por cânulas, associada a pequenas incisões (cicatrizes), fez desta técnica a número um na preferência daqueles que buscam retirar esses depósitos de gordura do corpo, melhorando o contorno corporal.
A lipoescultura nada mais é que uma lipoaspiração, sendo que após a gordura ser aspirada ela é utilizada para preenchimento de áreas com pouca gordura, depressões cicatriciais, ou mesmo, envelhecimento, como se o cirurgião estivesse esculpindo um novo corpo (o que gerou o termo lipo-escultura).
Praticamente quase todas as áreas onde haja acúmulo de gordura sob a pele, pode ser lipoaspirada. Entretanto, determinadas regiões oferecem resultado mais consistentes, sendo restrita a indicação de lipoaspiração em regiões de pele muito flácida com pouca elasticidade tecidual.
Apesar de suas pequenas incisões, a lipoaspiração requer cuidados pré e pós operatórios como qualquer cirurgia plástica.
Quando pequenas áreas forem tratadas individualmente (por exemplo, face, mento,culotes), a lipoaspiração pode ser realizada com anestesia local e sedação, em regime de hospital dia. Em casos de lipoaspirações de várias áreas do corpo ou maiores volumes de gordura estiverem previstos para a cirurgia, a mesma deve ser feita em regime de internamento (24h).