top of page
  • Foto do escritorDr. Francisco Aníbal

Abdominoplastia e gravidez: um guia para evitar problemas

Você sabe o que a abdominoplastia e a gravidez têm em comum? Ambas representam experiências marcantes na vida de uma mulher. A abdominoplastia para quem deseja engravidar costuma ser um assunto muito questionado entre as pacientes. Então, depois dessa leitura, as suas maiores dúvidas ficarão no passado. Você vai entender:

  1. O que é a abdominoplastia

  2. O que fazer no caso de uma gestação após a abdominoplastia

  3. Como fica a barriga depois da gravidez

  4. Como manter os efeitos da cirurgia preservando a saúde gestacional

  5. As principais características da gestação após cirurgia do abdômen

  6. Quais os possíveis riscos


O que é a abdominoplastia (gravidez você já sabe!)

A abdominoplastia é uma cirurgia reparadora do abdômen que tem sido cada vez mais procurada por homens e mulheres nos últimos tempos. Seja por uma mudança de hábitos, questões de saúde ou estética, o procedimento tem conquistado seu lugar no ramo das cirurgias plásticas.

A cirurgia consiste em retirar o excesso de gordura e pele do abdômen, sendo possível também eliminar algumas estrias da região. Em alguns casos o músculo reto abdominal é costurado para dar mais firmeza ao abdômen e às vezes também é preciso corrigir a posição do umbigo. O resultado é uma barriga mais “chapada e lisinha” como é o desejo de muitos. Esse tipo de cirurgia geralmente é recomendada para pessoas que perderam bastante peso e ficaram com excesso de pele na região do abdômen, mas também existem pessoas mais magras procurando por esse procedimento, em busca de um alcance mais rápido do corpo desejado.

A gravidez após uma cirurgia de abdômen é possível?

Entre as mulheres, existe uma grande dúvida sobre a possibilidade de engravidar após a abdominoplastia. A resposta para essa pergunta é sim!

Até tempos atrás os médicos indicavam que esse tipo de cirurgia fosse feito apenas após a gravidez, mas, hoje em dia, pessoas cada vez mais jovens buscam a abdominoplastia. Muitas delas ainda nem pensaram na possibilidade de ter filhos, outras já são mães e não desejam ter outros bebês, mas acontece frequentemente de uma gravidez não planejada surpreender. Vale frisar que o procedimento da abdominoplastia não afeta os órgãos reprodutores. E, por isso, ser mãe continua sendo perfeitamente possível.


E o que fazer no caso de uma gestação após a abdominoplastia?

Fique tranquila! Não é o fim do mundo. Hoje em dia é seguro engravidar após esse tipo de cirurgia, você só precisa seguir algumas recomendações para que não haja nenhuma complicação com você e o bebê.


Por ser uma cirurgia mais invasiva, é preciso respeitar o tempo de recuperação do seu corpo (como em qualquer outro procedimento cirúrgico). Geralmente esse tempo é de no mínimo 1 ano. Nesse período, a pele e os músculos abdominais ainda estão muito sensíveis e ainda podem sofrer alguns inchaços por conta dos cortes e amarras feitas pelo cirurgião.


Como fica a barriga depois da gravidez?

Para manter os efeitos da cirurgia sem prejudicar a saúde gestacional é preciso tomar alguns cuidados, como, por exemplo:


A quantidade de peso que se ganha durante a gravidez

Esse fator pode influenciar no resultado de sua cirurgia depois do parto. O ganho excessivo de peso durante a gravidez pode fazer com que seja necessário uma cirurgia de correção posterior. Mas, se você é do tipo mais otimista e gosta de fatos verídicos, existem relatos de mulheres que perceberam um resultado mais natural da cirurgia após a gravidez. Então, a sua postura e consciência diante do objetivo que quer alcançar contará muito.


Características de uma gravidez após a abdominoplastia

  • Na cirurgia, o médico diminui a flacidez da pele abdominal, mas apesar de a pele já estar bem esticada, ela ainda tem capacidade de se esticar um pouco mais Isso significa que a barriga ainda irá crescer, só ficará um pouco menor que a barriga de grávidas que nunca fizeram esse tipo de cirurgia

  • É normal sentir a região da barriga dolorida como se tivesse feito atividades abdominais intensas ou sentir que a pele está esticando bastante


  • A pele fica sujeita a ter mais estrias que o comum, por isso, é importante manter uma boa hidratação. Sempre utilize óleos e cremes corporais para evitar o rompimento da pele

  • Lembre-se também de beber bastante líquidos e consumir alimentos saudáveis para auxiliar nas vitaminas que você e seu bebê precisam

  • O parto ainda pode ser normal ou cesárea, pois o corte da cesariana não interfere na cirurgia


Fique atenta aos possíveis riscos


Em geral, a cirurgia não afeta o desenvolvimento do bebê, mas as recomendações médicas existem para que não haja nenhuma complicação com a gestação. Existe o risco de o bebê não ganhar peso suficiente para seu desenvolvimento, isso pode causar um parto prematuro ou até mesmo o óbito. Por isso, é de extrema importância que você faça um acompanhamento com uma equipe de médicos qualificados e que conheçam bem seu histórico para que possam acompanhar cada detalhe. Uma equipe multidisciplinar irá te assistir de forma exclusiva, de acordo com suas necessidades nessa nova etapa. Espero que tenha ficado claro que uma gravidez pode acontecer antes e depois da abdominoplastia. Com planejamento e orientação médica adequados, o sonho de ser mãe não exclui o sonho de ter o corpo que reflete a sua referência de beleza. Na Aesthetics, tudo o que você sonha pode ser real. _________________


Curtiu o conteúdo? Se essa leitura tiver sido útil, acompanhe as próximas postagens por aqui e as novidades em nossa rede social.


Eu e a equipe da Aesthetics estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas sobre cirurgias plásticas, procedimentos estéticos e assuntos médicos relacionados. Basta entrar em contato.


Dr. Francisco Aníbal Passos de Brito - Cirurgião Plástico - CRM: 11.137 / RQE: 6.311


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page