• Dr. Francisco Aníbal

Transplante capilar de sucesso marca a vida de paciente e a história da Medicina

Como você sabe, a cirurgia plástica é uma especialidade de Medicina que apresenta muitas evoluções surpreendentes e até históricas. No artigo de hoje, vim contar um caso de transplante capilar que ocorreu no Texas (EUA) e que certamente irá causar espanto diante da quantidade de detalhes e atenções que o procedimento mobilizou. A transformação realizada na vida desse paciente real também é descrita em seu relato. Apesar de histórico, esse marco é um acontecimento temporalmente recente que inspira pacientes e médicos em todo o mundo. Acompanhe!

Transplante capilar famoso: o caso do Texas

Um homem, acometido por um câncer, teve, como uma das sequelas, graves danos no topo da cabeça. Ele recebeu o que seus médicos em Houston consideram como sendo o primeiro transplante de crânio e couro cabeludo. O procedimento foi realizado no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas.


J. B., um desenvolvedor de software de 55 anos, natural de Austin, recebeu o transplante de tecido craniofacial em 22 de maio de 2015 em um combinado de cirurgias que duraram quase 24 horas.


“Para este paciente, significa um novo sopro de vida”, disse Jesse Selber, cirurgião plástico reconstrutor que foi o colíder da equipe que realizou a desafiadora cirurgia.


Segundo o médico, J. B. possuía uma série de cânceres no couro cabeludo e no crânio que foram tratados com diversas cirurgias e radiação que o deixaram com uma ferida profunda na região.


Em uma foto do paciente após a cirurgia é possível ver as suturas realizadas em um anel ao redor do topo de sua cabeça. O anel foi colocado cerca de 2,5 cm acima de suas orelhas, onde o crânio e o couro cabeludo transplantados foram assentados.

Uma cirurgia plástica bem sucedida por diversas mãos


Nessa cirurgia histórica, a equipe de cirurgiões realizou uma série de transplantes ao mesmo tempo – J. B. também apresentava falhas no rim e no pâncreas. Assim, foi utilizado um mesmo doador com vistas a diminuir a chance de rejeição de órgãos e tecidos.


“Estou impressionado com o quão bem me sinto e sou eternamente grato por ter outra chance de voltar a fazer as coisas que amo e estar com as pessoas que amo”, disse J. B.

Esse é um dos casos clínicos mais surpreendentes e complexos envolvendo uma cirurgia capilar. O planejamento das cirurgias e a coordenação dos transplantes tiveram duração superior a dois anos. A equipe reuniu microcirurgiões, neurocirurgiões e cirurgiões reconstrutivos, totalizando mais de 50 profissionais de saúde.

Enxerto de cabelo e também de autoestima

Você imaginava que uma microcirurgia como o transplante capilar pudesse ter tanto impacto na vida de um paciente? Esse é um quadro real que ilustra o quanto a autoestima integra o conceito de saúde e tem uma potência transformadora. Não se trata somente de estética. O fato de o transplante capilar ter sido incluído no tratamento de J. B. tem a ver com a inegável capacidade de reestabelecimento da saúde atrelada a um procedimento reparador do bem estar físico – e, certamente, psíquico.

Mais detalhes sobre o transplante capilar

Conhecida a narrativa de um transplante capilar famoso, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa cirurgia tão singela e delicada. No transplante capilar, temos as técnicas conhecidas como FUT e FUE. Elas são conhecidas como técnicas "fio a fio", pois em ambas os implantes na área receptora (área calva) são realizados um a um.

Quer entender ainda mais? Recomendo que você visite a página do site da Aesthetics na qual explicamos as principais diferenças entre elas com imagens interativas que descrevem suas interessantes particularidades.

__________ Se essa leitura tiver sido útil, acompanhe as próximas postagens por aqui e as novidades em nossa rede social. Dr. Francisco Aníbal Passos de Brito - Cirurgião Plástico - CRM: 11.137 / RQE: 6.311 Fontes: Reportagem de Jon Herskovitz com edição de Mohammad Zargham.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo