Para a colocação das próteses de silicone o cirurgião necessita de uma via de acesso, ou seja, uma incisão na pele através da qual a prótese será colocada.

        A prótese de mama pode ser colocada via axilar (na região dos pelos das axilas), via sulco mamário (pequena incisão na parte inferior da mama - a mais utilizada pelos cirurgiões plásticos), via areolar, via abdominal ou, eventualmente, através de cicatrizes já existentes no tórax.

        Qualquer que seja a incisão escolhida para colocação da prótese, ela terá sua indicação ou contra-indicação definida após discussão junto ao cirurgião plástico. A mais utilizada é a incisão no sulco mamário por ser em geral de boa cicatrização, fácil acesso à mama e com bom aspecto estético final.

        A via de acesso axilar tem a preferência de algumas pacientes que não querem cicatrizes na região das mamas, entretanto, sempre requer anestesia geral, é um procedimento mais demorado,necessita de instrumental cirúrgico específico,

 

Cicatriz Axilar
Cicatriz Periareolar
Cicatriz Inframamária

com pós operatório um pouco mais desconfortável, e não permite colocação de próteses de silicone grandes, principalmente com silicone denso. 

        A via areolar (incisão na região próxima aos mamilos) pode ser empregada em pacientes que possuam um diâmetro das areolas compativel com a passagem das próteses, ou seja , mulheres com areolas pequenas não são candidatas a essa incisão.

        As vias de acesso abdominal é empregada quando realizada cirurgia plástica de abdomen no mesmo ato cirúrgico. A colocação de prótese através da cicatriz umbilical somente é empregada quando se utilizam próteses salinas, pois as próteses são colocadas vazias e posteriormente preenchidas com soro fisiológico. Portanto, não é possível se colocar prótese de silicone através da cicatriz umbilical.

Em situações menos comuns, as próteses de silicone podem ser colocadas através de cicatrizes já existentes no tórax.

Ainda com dúvidas?

Clínica Aesthetics Feira de Santana e Salvador